sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Livros Craft - onde comprar

Como tenho postado links de compra de livros que citei aqui, fizeram-me muitas perguntas sobre as lojas on-line, preço, frete, qualidade, etc. Vou tentar responder tudo nesta postagem.

Sempre que menciono um livro eu insiro um link para o título no site da Amazon ou da Better World Books. A Amazon é uma loja gigante que vende livros e tudo o mais, mas eu não compro deles: acho o frete caro e a entrega, demorada. Mas o site é ótimo para pesquisar os títulos, e tem uma função chamada look inside - ou "olhe dentro": dependendo da permissão da editora, é possível "folhear" parte dos livros à venda. Isso nem sempre ajuda - algumas editoras só liberam contra-capas, índices e pouquíssimas fotos; mas em alguns casos dá para olhar bem e ter uma noção legal sobre o livro - se vale à pena comprar ou não. Eu particularmente desconfio quando a editora mostra pouco: quando o livro é bom eles sabem que mostrando isso as pessoas comprarão.

Outra função interessante da Amazon é a avaliação do leitor - as cinco estrelinhas; eu procuro ir atrás dos livros que foram avaliados por muitos leitores - e avaliações positivas, naturalmente.

Maaaaaas.... na de comprar eu prefiro a Better World Books (e quando um livro não oferece a função "look inside" no site da Amazon, eu posto o link para a BWB). Conheci essa loja há uns 5 anos e virei freguesa assídua porque:

- a loja é beneficente: trata-se de uma empresa sem fins lucrativos; eles financiam projetos de alfabetização e valorização da literatura no mundo todo - inclusive um em Maceió;

- A BWB é uma "B-Corporation": empresa certificada, comprometida com a sustentabilidade, a responsabilidade social e o consumo racional;

- o pessoal lá trabalha de bom humor: sabe aquelas mensagens de confirmação de compra, liberação do pedido, etc., que a gente recebe quando faz compras on-line? Os caras lá são criativos e as mensagens que eles escrevem são hilárias - cumprem a função administrativa com muita originalidade. E não é legal lidar com gente bem humorada? Enfim, o serviço é ótimo e eles fazem de tudo para a gente ficar satisfeito.

Recentemente a BWB também conseguiu uma parceria com o serviço de postagem e o frete é grátis. Para o mundo todo. Eles vendem principalmente livros usados; eu compro sempre e o estado de conservação é sempre legal - dá para confiar! Os preços são excelentes (já peguei uma promoção e comprei oito livros usados por 32 dólares!) e os pacotes normalmente chegam em três semanas. Raras vezes tive pacotes extraviados; nesses casos, uma palavra e eles enviam novamente sem qualquer custo. Certa vez comprei um livro usado mas a folha de moldes não veio; reclamei, e eles me enviaram uma cópia novinha do livro, sem cobrar nada!

E aqui no Brasil? Aqui eu compro livros da Livraria Cultura: é a única loja que mantém um estoque maior de livros de artesanato importados para entrega imediata (e o que não está no estoque eles mandam vir, mas aí demora cerca de 6 a 8 semanas). Os preços são super justos: um livro importado que custa 120 reais em uma loja especializada em patchwork custa 45, 50, 60 reais na Cultura.

Mas vale lembrar que esses livros são todos em inglês, certo? Infelizmente, quase não temos livros da área de trabalhos manuais em português; as editoras estão começando a se interessar pelos livros de tricô e de patchwork - temos uns três ou quatro bons lançamentos recentes. Mas para ter acesso às novidades mesmo, só trazendo de fora.



Está nos planos do blog postar aqui resenhas de livros, mas por hoje é só!

Abçs!

Nenhum comentário: