sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Revolução... Jura?!

Recebi por e-mail a newsletter do armarinho Aslan, anunciando um lançamento revolucionário:

http://www.aslantrends.com.br/colecao_trenza.asp

É o "fio" Trenza Collection que, vejam vocês, apresenta as seguintes "vantagens" (copiei o texto abaixo do site; clique para visualizar em tamanho maior; os sublinhados são meus):


Segundo essa linha de pensamento:

- aprender a fazer tricô é perda de tempo;
- aprender pontos bonitos e elaborados é bobagem;
- trapacear é legal;
- nossas avós eram umas tolas;
- bacana é o consumismo e o imediatismo de nossos tempos: consiga o que você quer (no caso, uma peça elaborada) agora, sem esforço ou perda de tempo;
- ofereça às crianças a ilusão de que estão fazendo um trabalho manual; ensine a elas, desde pequenas, a lei do menor esforço.

Fico imaginando: o que sou eu, que não só "perco meu tempo" tricotando como também fiando minha própria lã? Que grande tola...!

Fico pensando também no que a escritora Virginia Woolf, que amava tricotar, acharia. Em sua biografia consta que em 1912, após sair de uma clínica de repouso, ela disse ao marido: "Tricotar é a salvação da vida"*. Também em 1912 sua irmã Vanessa Bell pintou este retrato, que hoje está na National Gallery de Londres:


Cem anos depois, em 2012, a Aslan Trends lança este produto, sem levar em consideração que para quem ama os trabalhos manuais, o meio é tão precioso quanto o fim.

Sem mais comentários.

Bom carnaval e bom fim semana!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Papelão, bananas, fé, inspiração, gente!

Hoje mais cedo eu escrevi uma postagem bobinha, mostrando um tipo novo de fibra que eu havia encomendado e fazendo brincadeira com a música do Michel Teló (o quê que deu em mim?!). Na verdade, eu estava ganhando tempo: queria mesmo era escrever sobre o passeio especial que fiz no último domingo, com um grupo de amigos da ACAJAL. Mas havia tanto para mostrar e contar...! Difícil organizar as idéias.

A ACAJAL - Associação de Cultura e Artes José Antonio Lobo -, aqui de Pouso Alegre, está criando um núcleo de artesanato, do qual faço parte; em busca de inspiração, fomos a Maria da Fé, a uma hora e meia daqui, visitar o ateliê do artista plástico Domingos Tótora e a oficina do Gente de Fibra, projeto criado por ele.

Vejam só o que nos esperava:




Nesse recanto delicioso fica o estúdio do artista, e lá ele nos recebeu com evidente boa vontade de compartilhar sua experiência, suas idéias, sua forma de ver a arte e o artesanato.

Domingos, nascido e criado em Maria da Fé, confecciona suas peças únicas, premiadas, utilizando... papelão! 




De tudo o que ouvi nesse encontro, ficou gravada em mim uma frase: a Regina Vilela, membro da ACAJAL nascida em Maria da Fé, disse que láaaaa no começo de tudo já ouvia o Domingos afirmar: "Se eu tiver de vencer vai ser junto com meu povo, com minha terra." Foi com esse pensamento que ele fundou o Gente de Fibra - uma cooperativa que hoje reúne 20 artesãs e um funcionário. A matéria-prima? A mesma massa de papelão utilizada pelo artista e a fibra da bananeira. Vivendo e aprendendo: a bananeira só produz cachos uma vez: retira-se os cachos, e o tronco vai para o lixo. Vai? Não mais. Agora esse pessoal super talentoso aproveita e faz coisas assim:


E novamente, na oficina do projeto, a mesma boa vontade, o mesmo desejo de compartilhar e encorajar:

Edna, do Gente de Fibra, ensina Inês, da ACAJAL.


Nem é preciso dizer que encerramos essas visitas cheios de idéias e otimismo. De quebra, passamos na Igreja Matriz; e guiados pela Regina - que cresceu acompanhando as diversas etapas da construção e sabe das histórias - pudemos nos encantar com toda essa beleza:






Repararam nos motivos desse piso? O mesmo desenho é utilizado em muitas das peças do Gente de Fibra.

Enfim, é minha idéia de arte e artesanato: peças feitas localmente, com matéria-prima da região, por gente da região... e abençoando a vida de todos. Esse astral nos contagiou, e saímos de lá com essas caras felizes:


Partindo da Esquerda: Karina, Inês, Consuelo, Carlos Henrique, Domingos, Regina, Sarah, Adrianne, Lissandra, Eu e Antonio Carlos.

Vou me despedir deixando os links para quem desejar visitar os sites do artista e do projeto:



Até a próxima!

Delícia, delícia...!

Não é o que vocês estão pensando.


É essa maravilha que o correio acaba de entregar: 50% merino, 50% seda. A cor, linda, é a "Aquaria"; tem muitas outras, igualmente lindas.

Comprei no eBay; a loja, World of Wool, fica na Inglaterra e tem todas as fibras possíveis de se imaginar. Assim você me mata...!

Além de fiar, pretendo também experimentar essa lã em uma técnica que estou aprendendo: a nano-feltragem 

Mas estou tentando NÃO fazer a mesma bagunça que faço nos outros departamentos de artesanato - acumular UFOs; UFO quer dizer unfinished object, ou objeto não "finalizado". Portanto, juro que vou terminar de fiar minha alpaca primeiro. E para provar que já comecei:


Como se diz aqui em Minas: é já que eu mostro mais. Até breve!