sábado, 14 de abril de 2012

Prestando contas - Parte 2

He he he, mudei de tática: para não escrever uma postagem enorme, como andei fazendo, quebrei os assuntos em mais de uma postagem hoje, já que está dando tempo. Trapaça, né?

Mas estou doida para mostrar o que fiz com a misturinha de merino + seda que mencionei algumas postagens atrás:


É muito interessante acompanhar todo o processo, da fibra à peça final. Nos EUA há sempre uma demonstração assim nos festivais de fibras - são chamadas de Sheep to Shawl, ou "Do carneiro ao Xale": com o público assistindo, eles tosquiam o carneiro, lavam e processam a lã e tricotam um xale. (Este vídeo curtinho mostra uma competição entre equipes, mas o xale, nesse exemplo, é feito em tear, e não tricotado).

Bem, eu não pude começar lá do carneiro ainda, e também não processei a lã - comprei a fibra já penteada; mas fiei e tricotei o xale:

Enquanto se tricota, o ponto rendado não aparece muito. 

Na hora de blocar, a surpresa: a renda aparece totalmente, e o xale cresce!

Depois de blocado, o xale fica leve e aerado, e drapeia bem.


Confesso que enrolei muito tempo, fugindo de um projeto como esse; mas não é tão difícil - só requer bastante atenção para seguir o gráfico. Essa receita é gratuita no Ravelry, e eu escrevi à designer, Pam Allen, pedindo autorização para publicá-la aqui, em português. Estou aguardando a resposta e decifrando aquelas siglazinhas todas usadas nas receitas. Breve.

Acaba de começar a chover aqui. Vai esfriar. Tempinho gostoso para mexer com lã!

Bom fim de semana!

Prestando contas

Algumas postagens atrás eu mostrei uma peça que havia começado a tricotar - esta aqui:


Vocês não acharam que eu ia fotografar minha versão em mim, e postar a foto ao lado da lourinha magrinha, né? Bem, o projeto deu certinho, mas o fio deixou a desejar. É uma mistura de cashmere (30%), algodão (30%), viscose de soja (30%) e seda (10%) que comprei no eBay. A gente ouve falar das novidades, mas tem de experimentar para ter a própria opinião. O trabalho ficou gostoso e leve, mas o fio desfia com facilidade e não acho que será uma peça durável. Além disso, ela foi reprovada no teste do ferro elétrico: o ferro morninho já gruda na lã. Isso confirma o que li a respeito do processamento da viscose - deve envolver muita química, mesmo. Falei sobre esse processo aqui.

Já contei em outra postagem que essa peça é de um livro da Wendy Bernard, o Custom Knits 2. Wendy está prestes a publicar o terceiro livro e é uma designer que "ensina o pulo do gato"; isso é bacana, porque te permite exercer a tal da criatividade, oras! Não que eu tenha exercido, nesse caso: segui a receita à risca. Mas ela dá uma receita e propõe mil maneiras de modificá-la, customizá-la, ensina a fazer os próprios cálculos... por isso seus livros se chamam Custom Knits. Wendy mantém um blog e também vende receitas individuais online. Se meus planos derem certo, um dia teremos esses livros publicados no Brasil, em Português!

Até mais!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Jeans + tricô

A julgar pelo título, aposto que todos pensaram em um jeans usado com um suéter bonito, né? Alguém aí pensou em um fio para tricô feito a partir de jeans reciclado? A Kollage Yarns pensou, e criou o Kollage Riveting Sport:

As cores são lindas... 


...e um novelo só dá para fazer um xale assim:


Iniciativa muito bacana. Tomara que nossos fabricantes nacionais sigam o exemplo.

Bom fim de semana!

terça-feira, 10 de abril de 2012

Pequenas coisinhas irresistíveis...

Quando escrevi sobre rocas na última postagem, esqueci de mostrar esta aqui:


Prata de lei, oito dólares no eBay. Não dava para resistir, né?

E por que será que de repente os amigos começaram a me presentear com miniaturas de carneirinhos?


Não faço a menor idéia, mas estou adorando!

Inté!