sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Oh, o príncipe...!

Na boa: agora eu estou me achando!


O Príncipe Charles e eu temos algo em comum (eu preferia ter algo em comum com a Kate Middleton, sua norinha da foto acima, mas ele também serve): há meses eu estou por aqui fazendo meus discursos de reverência à lã, e agora descobri que o príncipe é patrono de uma campanha mundial a favor da revitalização do uso da lã natural!


Traduzindo do site:

"A Campanha Pela Lã" é uma iniciativa de indústrias diversas, convocada por Sua Alteza Real (aff!) o Príncipe de Gales em janeiro de 2010. Como sério ambientalista, o príncipe acredita que a origem natural, sustentável da lã e sua estrutura técnica podem oferecer às indústrias da moda, de interiores e da construção muitas vantagens. Escolher a lã natural - segundo o entendimento do príncipe - também ajuda a cuidar de nosso planeta. Os esforços combinados das principais organizações, associações e indústrias têxteis pelo mundo criaram uma campanha para promover as maravilhosas propriedades que a lã oferece; e, assim procedendo, ajudam a manter o setor de criação ovina e a comunidade têxtil internacionalmente."

Bacana. 

E esse pessoal promove eventos inacreditáveis! No mês passado eles comemoraram o lançamento da campanha nos Estados Unidos -  trazendo carneiros para o coração de Nova York! Os animais vieram de Rhineback, região rural onde há um festival anual de fibras que a cada edição torna-se mais popular. O evento ocupou e transformou todo o Bryant Park, em Manhattan: árvores e cadeiras foram cobertas por lã Harris Tweed em cores vibrantes, o chafariz central virou uma escultura de lã, e as pessoas circularam no meio dos carneiros; uma loja de fios local promoveu um encontro de tricoteiras e uma designer da revista Vogue Knitting exibiu um chapéu maluco e um xale tricotado à mão. Algumas fotos do evento:


No Brasil não temos uma campanha bem organizada assim, mas tenho mostrado aqui o trabalho silencioso, de formiguinha, de pessoas que têm se esforçado por oferecer a um mercado nascente produtos naturais e diferenciados - como o pessoal da La Rocca Fios e da Fazenda Caixa D'água, que citei em postagens diversas. Ou as sementinhas plantadas por Cecília e Guaracy, do Sítio Duas Cachoeiras, que se dedicam a ensinar, educar gerações futuras.  E euzinha aqui em Minas, escrevendo este blog e tentando converter pessoas para o uso da lã natural. Como parte de meus pequenos esforços, estarei a partir da quinta que vem, dia 26, fazendo demonstrações de processamento de lã, fiação artesanal e feltragem durante a 4ª Mostra de Patchwork de Pouso Alegre. O evento vai até 7 de novembro. Até lá!