quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Espalhando a sementinha

O "Falando de Fibras" está caminhando para um ano de existência... e ao longo dos meses eu deixei transparecer, em algumas postagens, a solidão que sentia por me dedicar a um artesanato quase perdido no tempo - e a alegria cada vez que descobria alguém, em algum lugar, que também fia e valoriza esse costume secular. Na segunda passada esse prazer de compartilhar teve seu momento de glória: fiei em público em uma exposição da qual participei e me deliciei com a reação das pessoas!

Foi durante a 1ª Semana do Turismo do Circuito Serras Verdes, do qual Pouso Alegre faz parte; houve eventos durante todo o dia no lindo prédio do antigo fórum da cidade, e o Núcleo de Artesanato da ACAJAL foi convidado a montar uma exposição para os visitantes. Levamos o patchwork - que sempre encanta, mas não foi surpresa porque já é a quarta vez que expomos na região - e o projeto AVE LÃ!, que resgata o trabalho artesanal com lã de carneiro: estavam lá nossas primeiras peças feltradas e também a roca e os fios artesanais.

Foram horas e horas cardando, fiando e conversando com os visitantes. A reação era sempre de espanto - no caso dos que nunca haviam visto uma roca - ou de encantamento ao lembrar de momentos da própria infância: muitos exclamaram imediatamente ao entrar: "Olha, uma roca, minha avó (ou mãe, ou tia) tinha uma!" Alguns não lembravam o nome do objeto. A maioria não sabe o que foi feito da roca da família....

Isso é muito triste, mas ainda temos tempo de resgatar essa arte antes que se perca. Desse evento da segunda-feira uma certeza ficou: o ser humano sempre teve e terá o poder de transformar os recursos que tem e fabricar o que precisa, e ninguém fica indiferente ao testemunhar essa transformação. Pura mágica.

Abaixo, algumas fotos da exposição:


A manta rosa em primeiro plano existe há mais de sessenta anos! Foi feita pela família da Fátima, de Santa Rita de Sapucaí (contei essa história em uma postagem duas semanas atrás), com lã de ovelha fiada, tingida e tecida artesanalmente. 

Montamos esse espaço rústico e gostoso para as demonstrações.

As bolsas feltradas chamaram a atenção mesmo penduradas entre as peças em patchwork.

Eu e Marilda, visitante da exposição.

Um close de algumas das peças feltradas. Estou devendo escrever aqui sobre feltragem, eu sei. Breve, prometo!

Esta foi uma exposição pequena, que durou apenas um dia. Mas de 26 de outubro a 07 de novembro vamos estar com uma mostra bem maior montada na Galeria Artigas. Todos os dias haverá demonstrações de patchwork e do trabalho com a lã de carneiro. Não percam!


Em tempo: reportagem no Jornal do Estado sobre o evento: http://www.jornaldoestado.net/noticias/noticia.php?id=22be9d630e7d3733a166f8136d9d064e