terça-feira, 22 de abril de 2014

Voltando da Hibernação

Olá!

Impressão minha ou estou, mais uma vez, escrevendo uma postagem cujo título inclui a palavra"voltando"? Bem, em minha defesa só posso dizer que mesmo aqui no sul de Minas tivemos um verão senegalês - e prolongado! Eu sei que "hibernar" tem a ver com inverno, mas criei este ano uma versão da palavra para o calor; não dormi o tempo todo, mas certamente foi um período muito improdutivo. Tocar em lã, então, nem pensar!

Mas finalmente, junto com o friozinho, veio redobrada a vontade de mexer com lã, e já tenho algumas produções para mostrar:


Este poncho foi inteiramente tricotado (e crochetado) com lã que eu mesma fiei na roca de pedal; a lã, que mostrei nesta postagem de um tempão atrás (e mostrei nesta outra o processo de fiação), veio do Rio Grande do Sul. Como podem perceber pelas datas das postagens, já faz um bom tempo que comprei essa lã; depois de fiada fiquei tão encantada que precisei de um "período de adoração" - termo cunhado por minha amiga Rosie, de Niterói: não deu para usar logo - fiquei só namorando o fio e esperando um projeto ideal, para usá-lo sem piedade! 

Eu tinha feito um poncho muito parecido com este, anos atrás, com lã fiada e tingida em casa; mas isso foi quando eu estava aprendendo e o resultado ficou bastante duvidoso; mesmo assim, usei aquele poncho pra caramba, dentro de casa... até o dia em que o coloquei na máquina de lavar por engano e ele encolheu - processo conhecido por feltragem. Fazer o quê? Como aqui em casa nada se perde, no último Halloween eu o cortei em tiras e ele virou parte da fantasia de Nazgul do meu filho! Agora fiz este novo poncho para me consolar.

Vocês não acreditam como essa peça é quentinha...! Só pondo a mão para ter idéia. E essa oportunidade você vai ter logo, em evento do projeto AVE LÃ que acontecerá aqui em Pouso Alegre no mês de maio. Acompanhem as notícias na página do projeto no facebook.

E como todos os anos, nessa época também começo a tricotar luvinhas sem dedo para os amigos. Já estou no segundo par, mas estou indo devagar porque prometi publicar as receitas em português. Estou tricotando e tomando notas... Eu sempre uso receitas em inglês que consigo no Ravelry; e como as que tricoto são receitas gratuitas, não há problema em traduzir e compartilhar, com o consentimento dos designers originais. Vou começar a divulgar essas receitas aos poucos nas próximas postagens.

Não conhece ainda as luvinhas sem dedos?! São deliciosas de usar e muito práticas para quem fica um tempão digitando. Aqui onde moro não dá para viver sem. Abaixo, as fotos de modelos que tricotei nos últimos anos, e cujas receitas publicarei em breve:


Até a próxima!