domingo, 2 de fevereiro de 2014

Voltando às Atividades!

Olá!

Estou um pouco envergonhada por esta ser a primeira postagem do ano - hoje, dia 2 de fevereiro. Não vi o fim de 2013 chegar, e mal vi o primeiro mês de 2014 passar.

Muita coisa aconteceu nesse período. No ano passado, em outubro, realizamos uma mostra grande de patchwork - uma retrospectiva - aqui na cidade, e isso nos consumiu muito tempo (fotos aqui). Quando a mostra terminou já era novembro: estávamos em preparativos para um bazar de Natal; depois veio o próprio Natal e em janeiro um calor senegalês, como disse uma amiga minha (e ela mora em Curitiba...). Também em janeiro realizei uma empreitada hercúlea: mudei meu ateliê para um novo espaço, o que envolveu obra, quebradeira, poeira, tempo, grana... enfim, tudo isso me impediu de ter muito o que postar aqui no blog das fibras.

Mas para provar que não me esqueci do projeto nesse período, aqui vão algumas novidades:

1) O Projeto AVE LÃ! está sendo lançado oficialmente; temos agora uma página no facebook; vamos utilizá-la para divulgar atividades do projeto e também para fins educativos: em geral, as pessoas desconhecem os usos da lã, suas propriedades e possibilidades; e principalmente, pouca gente se dá conta de que ela já foi muito utilizada em nossa região. Pode parecer que o conteúdo da página e aqui da blog é o mesmo; mas as postagens da página serão sempre curtas, e aqui no blog eu vou continuar desenvolvendo bem mais os assuntos (quem acompanha sabe que as postagens são quase sempre longas). Já temos 97 curtidas na página e estamos esperando a sua!



2) Apesar do silêncio, estive "tramando" durante esses últimos meses: o projeto adquiriu um pacotão de lã do tamanho de minha casa (tá, exagerei) e conseguimos uma pessoa na cidade que está fabricando fusos para a gente. A partir de março estaremos em locais públicos fazendo demonstrações de fiação artesanal e quem gostar poderá adquirir um kit de sacolinha personalizada, fuso e lã natural. Mas avisamos desde já: fiar é viciante!

Este pacotão contém 3 quilos de lã; parece pouco, mas lembre que um novelo comprado geralmente tem 50 gramas; aqui ela está compactada, mas quando tiro do pacote parece que triplica de volume.

A lã é de carneiros de raça não definida, mas veio cardada e tem boa qualidade - ótima para fiar; mas não serve, por exemplo, para tricotar um cachecol. A cor natural e o cheirinho são deliciosos (eu gosto de cheiro de carneiro, uai); ela veio de Itamonte - do Sítio do Bicho Sem Vergonha. Visitem o site e vejam que delícia de lugar.

Este é um fuso. Não, não tem perigo de furar o dedo - mesmo depois de instalar o ganchinho que ainda está faltando. Fusos são peças extremamentes simples e até hoje fia-se com a ajuda dele em muitas culturas em todo o planeta.

Estes fusos foram encomendados pelo AVE LÃ! a um profissional que fabrica... instrumentos musicais! Ele produziu alfaias - tambores de maracatu - para um projeto de música de ACAJAL, e pelas ferramentas que usa imaginamos que daria para ele fabricar os fusos. Esse rapaz caiu do céu!

3) Continuo indo atrás de carneirinhos aqui na região; durante as férias estive em uma propriedade em Maria da Fé: acho que essa é maior criação de carneiros que visitei aqui por perto até agora; o proprietário é Grego e conversar com ele foi uma delícia. Fascinada pelas histórias, acabei não fotografando as peças lindas que ele ia mostrando - feitas por três irmãs de uma cidade vizinha: elas mesmas processam, lavam, cardam e fiam a lã, e trabalham maravilhosamente no tear. Mas estamos programando uma visita a elas, e aí terei fotos, com certeza; mas os carneirinhos eu fotografei (perdoem o dedinho na primeira foto):




4) Mesmo sem estar postando, tenho trabalhado um pouco com lã, apesar do calor: no momento estou fiando essa BFL (Blue Faced Leicester) misturada com seda Tussah que comprei de fora do país. O nome da cor é Creme Bruleé e está ficando maravilhosa. Junto com ela veio o ganchinho especial para puxar a fibra pelo orifício da roca. 



Por enquanto é só. Continuem nos acompanhando! Até breve.