sexta-feira, 10 de maio de 2013

Notícias do Front

Tá frio. Muuuuuuito frio aqui no Sul de Minas! Começou bem cedo esse ano, e aí dá vontade de parar tudo e só mexer com as fibras. Pena que o tempo anda escasso - tanto para escrever no blog quanto para me jogar nas experiências e pesquisas... ah, o tempo, sempre o tempo...!

Mesmo assim, tenho alguma coisa para mostrar, sim. Vamos lá:

Lembram dos dois últimos pacotes com fibras para fiar que mostrei algumas postagens atrás? Esse semana terminei de fiar a Falkland, e o resultado foi muito bom:



Falkland é uma raça nobre de carneiros, e eles vivem nas ilhas de... Falkland! Sim, aquelas que geraram conflitos uns anos atrás entre a Argentina e a Inglaterra. A lã de Falkland é considerada uma das mais "verdes" do mundo - no sentido da sustentabilidade e da produção orgânica. Durante 160 anos foi a principal atividade econômica das ilhas - hoje a pesca está em primeiro lugar, mas os carneirinhos continuam sendo muito importantes.

A lã é muuuuito leve e aerada, e gerou um fio ultra fofinho! Por conta das fibras mais curtas, não foi tão fácil de fiar, mas o preço e o resultado valeram a pena: fiei o single e depois torci dois fios juntos, gerando um cordão duplo; a princípio pareceu meio sem graça, mas depois de lavado...o fio simplesmente floresceu, afofou, ficou gostoso demais! E se comportou muito bem na amostra acima, com boa definição dos pontos. Agora sou a feliz possuidora de 270 metros de fio puro, e ainda não sei o que vou tricotar com ele... ô, responsabilidade! 

Enquanto vou fiando minhas lãs, permaneço de olho no mercado, que anda caidinho mas às vezes tem surpresas muito boas. Em matéria de fios, o ano está fraquíssimo: não tenho um único lançamento nacional, dos grandes fabricantes, que valha a pena mostrar e recomendar aqui; as indústrias continuam ignorando as artesãs de verdade, continuam desprezando a tendência mundial que favorece as fibras naturais; até agora não foi lançado este ano qualquer produto dentro desse padrão; continuamos sendo brindadas com os sintéticos e afrescalhados fios impróprios para trabalhos de qualidade. Curioso é que os fios deste tipo lançados no ano passado estão nos saldões das grandes lojas... o que mostra que não foram bem aceitos. Fabricantes, acordem!!!


Exemplos de fios em liquidação no Bazar Horizonte
Reparem na queda vertiginosa dos preços...

Ainda bem que o mesmo Bazar Horizonte tem também uma seção de "naturais"; são, na maioria, fios importados, um pouco caros, mas ficam como opção para termos algum acesso às fibras puras. O único produto nacional é o da Fazenda Caixa D'Água, que já mostrei em diversas ocasiões aqui no blog.

E a surpresa boa deste ano também veio da Fazenda Caixa D'Água: eles agora estão vendendo fusos de madeira e encorajando as artesãs a fiar sua própria lã!
Eu aprendi a fiar com um fuso semelhante; na época, não encontrei à venda em lugar nenhum do Brasil, e um torneador aqui da cidade fez um para mim, com base em fotografias que achei na internet. E até hoje o utilizo para ensinar outras pessoas - depois fica mais fácil aprender na roca. Para quem não sabe o que é nem de onde veio, esse artigo, da própria Fazenda Caixa D'Água, é bem informativo:

http://caixadagua.com/blog/?p=665

No youtube você também encontra muitos vídeos mostrando como se fia com um fuso. Faça a busca em inglês: "Spindle Spinning". 

Mas se você só aprende se tiver um professor "ao vivo", fique de olho: vem aí o segundo picknit de Pouso Alegre - a data ainda vai ser marcada, mas deve ser em um sábado ainda no mês de maio. Trata-se de um piquenique para tricotar no parque florestal, e nessas ocasiões eu levo também fibras, fusos e até a roca para quem desejar aprender. Leia aqui sobre o primeiro "picknit".

Por hoje é só. Até a próxima!