segunda-feira, 14 de maio de 2012

Uau, mohair!

Não, não é um carneirinho:


É uma cabra angorá!

Acredita-se que essas fofuras tiveram sua origem na região do Tibete, mas sabe-se que vivem na Turquia desde o século XVI. Hoje as cabras angorá são criadas em muitas partes do mundo por causa de sua fibra valiosa - o mohair. Só para se ter idéia: o merino é considerado a melhor lã do mundo. Mas, no eBay, uma libra de merino para fiar custa 24 dólares, e uma libra de mohair custa dez dólares mais caro!

Mohair             X             Merino
34 dólares                      24 dólares

Ainda não me atrevi a tentar fiar mohair, mas comprei da Ice Yarns, na Turquia, um lote de oito novelos do fio Ice Cezanne Magic:


O fio é super sedoso e tem bastante halo: fibras que ficam flutuando na superfície. Dá até para penteá-las! Descobri também que o fio rende muito - com apenas três novelos (150 metros cada) e agulhas de 5 mm fiz este poncho para minha filha:


Ficou fofinho, muito leve e super quente! Eu acho que não usaria em mim, pois já sou fofinha e ele me deixaria maior ainda. Minha filha é magrinha e pode se jogar!

Mas, como tudo tem desvantagens, devo dizer que essa não foi uma peça muito agradável de tricotar: o mohair é escorregadio, agarra um pouco na agulha por causa das tais "fibras flutuantes" e, se precisar desmanchar, acenda uma vela antes: as fibras embaraçam pra valer! Mesmo assim, já que sobraram cinco novelos, vou me aventurar de novo em um cachecol, pois acho que vai ficar um negócio delicioso! 

Quem quiser experimentar não pode deixar de ir ao Picknit no Parque Florestal de Pouso Alegre na semana que vem: além de levar amostras de diversos fios, um novelo inteirinho do Cezanne Magic será um dos brindes sorteados!


Parque Florestal de Pouso Alegre
Dia 20 de maio, domingo, às 10:30h.

Até lá!

2 comentários:

Lo Bo disse...

O poncho ficou STUPENDO e deve ser uma carícia vesti-lo amaria saber tricotar como sei crochetar alias vc me fez lembrar que comecei um crochê com um fio moher que comprei na Argentina e percebi que errei algo e nunca mais consegui desmanchar o que me deixou muito frustrada.
Adorei teu blog e a tua filosofia respeito resgate de certos valores estou plenamente de acordo e hoje faço peças em feltro, muitas bonecas. Abraço
Loredana

Walquiria Contato disse...

Nossa, que lindo! Adorei!