sábado, 4 de agosto de 2012

Descobertas

Tenho andado ocupada nas pesquisas. Em inglês, "pesquisar" é research. Como "search" é procurar, entende-se que "re-search" é procurar, e procurar novamente! E é isso que tenho feito...

 Provar que a utlização da lã de carneiro já foi corriqueira por aqui: eis a maior preocupação do projeto da ACAJAL que busca resgatar e documentar essa prática na região. Assim sendo, continuo buscando contatos, conversando com pessoas e juntando informações. Já descobri histórias em várias cidades aqui no Sul de Minas - Borda da Mata, Santa Rita do Sapucaí, Bueno Brandão, Ouro Fino... só não contava com essa: assistindo a um vídeo da D. Zélia Scholz, renomada fiandeira e tecelã que ensina em Curitiba, PR, ela começa a falar da tradição do uso da lã de ovelha em sua família e de sua infância... em Minas Gerais!

O vídeo é este:


Pois é... eu jurava que D. Zélia era do sul, mas essa artista talentosa é daqui. Ela é uma das pessoas que lutam para divulgar e manter a tradição da fiação artesanal no Brasil. Para saber mais, visite seu blog. Foi lá que eu li essa interessante lenda, que eu não conhecia.

Já contei aqui que ganho meu dia quando faço uma descoberta dessas? Hoje ganhei o mês!

Bom fim de semana!

Nenhum comentário: