terça-feira, 14 de maio de 2013

Fazendo mágica com lã

Eu nunca deixo de me espantar com as propriedades da lã. Dá para acreditar que as fotos abaixo mostram a mesma peça tricotada**, ANTES e DEPOIS da blocagem?

 ANTES


DEPOIS

Entre muitas outras características que já citei aqui em inúmeras postagens, a lã tem a capacidade de redistribuição e acomodação das fibras - o que chamamos de resiliência. Se uma peça feita de lã alargar com o uso, por exemplo, ela pode ser molhada e blocada novamente, e voltará ao tamanho original.

Mas o que é blocagem? Blocar é molhar a peça pronta, acomodá-lá em uma superfície plana e deixá-la secar. Só isso. Mas faz milagres, como mostra o exemplo acima.

Vou confessar: quase desmanchei a peça todinha antes de arrematar, pois aparentemente estava tudo errado: ficou curta demais e larga demais para mim; e, graças ao angorá* presente na composição do fio, também estava parecendo algo que meus gatos tivessem usado para dormir em cima. Mas, como a lã já me surpreendeu em muitas outras ocasiões, resolvi ir adiante - arrematar e blocar a peça.

É possível blocar a lã com o vapor do ferro ou borrifando água na peça, mas eu prefiro mergulhá-la logo; uso água com um pouquinho de amaciante, depois espremo bem dentro de uma toalha e então arrumo cuidadosamente em uma placa de isopor, prestando atenção às medidas finais que quero alcançar:


Como o tricô é bem elástico, procurei ganhar medidas no comprimento, e compactei bastante os pontos lateralmente para diminuir a largura da peça. Aí foi só deixar secar e, mais uma vez, a surpresa: ponto para a lã - a peça ficou perfeita!

Em alguns casos, é preciso alfinetar a peça na placa de isopor - principalmente em se tratando de xales trabalhados em pontos rendados. Já mostrei esta peça em outra ocasião, mas vou mostrar de novo:


1.   Peça ainda nas agulhas - não dá para ver o efeito da renda direito;
2.   Xale pronto - molhado, esticado e alfinetado na placa de isopor;
3.   Xale após blocagem - os pontos estão bem abertos, 
a renda aparece bem e a peça tem um belo drapeado!

*Importante: só é possível blocar peças feitas em lã, ou misturas contendo uma boa porcentagem de lã. O fio rosé do xale acima é uma mistura de 50% merino e 50% seda, fiado em casa na roca de pedal; o fio verde uitlizado na peça do alto é o extinto Oxford da Aslan Trends, contendo 60% de lã merino e 40% de fibra de angorá. Não entendo porque a Aslan descontinuou esse fio... é simplesmente o melhor nacional que já usei, e não há nada semelhante no mercado nacional. Ainda ontem recebi e-mail do fabricante divulgando seus lançamentos desse ano - tudo sintéticos! 

** A peça mostrada é uma adaptação da Peasy, de Heidi Kirrmaier; receita à venda no Ravelry. (adaptação porque eu não tinha fio suficiente para as mangas compridas...)

E aí? Vendo essas fotos e aprendendo sobre as qualidades da lã, dá vontade de continuar usando fios acrílicos? Pense nisso!

Até a próxima!

2 comentários:

Sandra disse...

Realmente blocar faz toda a diferença, e trabalhar com lã também!
Lindos os seus trabalhos!
Bjs

Jane Rotta disse...

Obrigada, Sandra! ;)