quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

2 Milhões de Tricoteiras?!

Esta noite entrei no Ravelry - entro várias vezes por dia! - e dei com esse comunicado:


Hoje o membro nº 2.000.000 se inscreveu. 2 Milhões!

Em uma de minhas primeiras postagens eu citei uma série de dados tentando mostrar como está o universo dos trabalhos manuais envolvendo fibras têxteis. Agora me digam se não é estarrecedor existir uma comunidade online reunindo 2 milhões de tricoteiras?

Isso é o Ravelry: uma comunidade. Gigantesca. Tudo começou com a paixão de uma pessoa - Jessica Forbes - pelo tricô. E descobrindo que havia muito recurso na internet, arrebanhou o marido, Casey, para ajudar a organizar*. Casey, fera em informática, criou uma plataforma impressionante para gerenciar aficcionados, receitas, tipos de fios, fabricantes, publicações... ufa! É um negócio sensacional, e quem faz parte suspira porque poderia existir um Ravelry para tudo o mais em nossas vidas, não só o tricô (há crocheteiras também, mas o tricô é mais forte por lá). 

O Ravelry hoje é mundialmente famoso (no ambiente craft) e organiza eventos, participa de congressos e feiras, é mencionado em publicações importantes. 


Eu estou por lá desde julho de 2009 (é grátis), e vou contar uma coisa para vocês: esse negócio mudou minha vida! Mudou minha forma de tricotar, influenciou meu estilo, me abriu um universo novo... e foi lá que eu descobri, pela primeira vez, que tem muuuuuita gente fiando a própria lã. Imaginem se eu não ia querer fiar também...

E assim deveria ser a vida, né? A gente precisa sempre buscar estímulos, novidades, desafios... no departamento tricô, o Ravelry tem desafio de sobra para quem tem curiosidade e desejo de aprender. Um exemplo? Vou fazer uma busca por receitas e mostrar para vocês o resultado. O banco de dados do site é enorme e te direciona para receitas gratuitas ou pagas, para livros que contém receitas como a desejada, etc.  Mas digamos que eu esteja interessada apenas em receitas de coletes femininos, gratuitas e disponíveis imediatamente; apareceram 1.819 resultados. Se preferir, posso filtrar minha busca: quero só as receitas  tricotadas com lã de espessura média a grossa - apareceram 61 resultados. Aí eu escolho uma. Mas será fácil? Ficará boa? Na dúvida, eu clico na receita escolhida e o site me mostra quantas pessoas já tricotaram aquela receita, o que elas acharam do resultado, sua opinião quanto à dificuldade, e que fio utilizaram. 


Repararam nas linguetas no alto da página? 741 pessoas já tricotaram essa receita (e seu eu clicar lá eu vejo o que cada uma achou), e 50 pessoas já comentaram a peça em seus blogs. Há sugestões de fio para utilizar e muitos outros detalhes.

Enfim, um site desses devia ter um aviso tipo: "PERIGO DE DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA".

Eu não vivo mais sem ele. E esta sou eu no Ravelry: lá reúno minha biblioteca de receitas, os projetos que já fiz, minha fila de projetos (chamada de "queue", tem só oito idéias - viram como ando contida?), meus favoritos, etc.:


Parabéns pelo 2.000.000º membro, Ravelry!

E já que falei em ter curiosidade, vou encerrar com essa frase de Walt Disney, citada no final do filme "A Família do Futuro":

"Por aqui, no entanto, nós não olhamos para trás durante muito tempo. Seguimos adiante, abrindo novas portas e fazendo coisas novas, porque somos curiosos... e a curiosidade nos leva continuamente a novos caminhos."

Até a próxima, e sejamos curiosos!

*Fonte: Craft Activism, livro bacana da Joan Tapper com fotografias de Gale Zucker; as duas se uniram para mostrar como tem gente por aí usando o artesanato para brigar por suas causas. Elas também mantém um blog para dar continuidade às histórias do livro. 

Nenhum comentário: