sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vozes e Fios

"Era uma vez uma voz.
Um fiozinho à toa. Fiapo de voz.
Voz de mulher. Doce e mansa.
De rezar, ninar criança,
muitas histórias contar.
De palavras de carinho
e frases de consolar.
Por toda e qualquer andança,
voz de sempre concordar.
Voz fraca e pequenina.
Voz de quem vive em surdina.
Um fiapo de voz que tinha todo o jeito de não ser ouvido...".

Assim começa o livro "Ponto a Ponto" de Ana Maria Machado, editado pela Companhia das Letrinhas.



A "voz" em questão vai contar muitos trechos de estórias clássicas mundialmente conhecidas dentro da estória principal. Todas têm a ver com as mulheres e o trabalho manual têxtil feminino. Assim, temos a lenda de Aracne; da menina que teceu túnicas para salvar os irmãos enfeitiçados; da Bela Adormecida e sua desventura causada por uma roca (ou antes, uma bruxa); da jovem que supostamente fiava palha em ouro; das velhas que fiavam e controlavam a vida dos outros...e muitas outras.

Mas bacana mesmo é a estória principal: porque a tal voz mansinha e submissa vai virar um vozeirão - vai aprender com as estórias que conta e com seu próprio trabalho manual. E vai se libertar.

Enquanto a voz vai contando estórias e se transformando, o leitor vai se deliciando com as ilustrações singelas de Cristiane Röhrig, bordadas à mão:





Eu tenho esse livro já faz alguns anos, e de vez em quando gosto de reler. E relendo mais uma vez não pude deixar de fazer uma associação com o filme "O Discurso do Rei", que assisti recentemente. No filme (estória verdadeira) o príncipe gago relutantemente se torna rei por conta da abdicação do irmão mais velho. E tem de aprender a impôr sua voz. Na melhor cena do filme (que felizmente faz parte do trailer abaixo) ele finalmente percebe isso discutindo com seu professor de oratória:


Pois é.. encontrar a própria voz em um mundo de tantas influências é bem complicado... o livro da Ana Maria Machado, aparentemente infantil, também faz gente grande refletir!

Inté!

Nenhum comentário: